O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e a Polícia Federal deflagraram a Operação Alcateia, esta manhã, para desarticular organização criminosa investigada por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro estabelecida na cidade de Ribeirão Preto (SP). Foram cumpridos 26 mandados de prisões temporárias e 39 mandados de buscas e apreensões nos municípios Ribeirão Preto, Franca, Catanduva, Serrana (SP), Passos (MG) e Mirassol D’Oeste (300 quilômetros de Cuiabá). Não foi detalhado quantos mandados em cada cidade.
Segundo o MP, também foi determinado o bloqueio de contas bancárias em nome dos investigados e de laranjas, bem como apreensão de automóveis e sequestro de imóveis. As investigações revelaram uma estruturada organização criminosa que se dedicava ao tráfico de drogas, em especial cocaína e crack, sediada em Ribeirão Preto, composta por quase 60 integrantes, movimentou, no período de cinco anos, mais de R$ 700 milhões. Apurou-se que, apenas entre julho de 2022 e novembro de 2023, o grupo criminoso tenha faturado, ao menos, R$ 54 milhões de reais com o narcotráfico.
A estrutura criminosa contava com um grupo de integrantes que se destinava exclusivamente a movimentar os lucros do tráfico, com sucessivas manobras de lavagem de capitais, mediante utilização de contas bancárias em nome de terceiros, aquisição de automóveis, imóveis e outros bens, detalhou o GAECO.
O objetivo principal da operação é, além de desestruturar uma das mais importantes organizações criminosas voltada ao tráfico de drogas na região de Ribeirão Preto, recuperar o patrimônio ilícito obtido pelos criminosos, informou o GAECO. O prosseguimento das investigações se dará agora mediante análise do material apreendido nesta data, além de outras diligências.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.