Policiais civis da Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá, com apoio das equipes de Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas, deflagraram esta manhã, a operação Falsum Auxilium, para cumprimento 3 mandados de prisões preventivas e sete de buscas e apreensões a envolvidos em crime de fraude eletrônica. Os mandados são cumpridos nas cidades de Parnamirim (RN), São José do Mipibu (RN) e Guarabira (PB).
Até o momento, foram apreendidos diversos aparelhos eletrônicos, cartões e dois veículos. Dois alvos da operação foram presos e um ainda está foragido.
As ordens judiciais foram decretadas com base em investigações que iniciaram no mês de março, após a comunicação de um crime estelionato mediante fraude eletrônica praticado por três investigados contra uma idosa de 70 anos, em um shopping de Cuiabá, causando um prejuízo à vítima de R$ 15,1 mil.
O valor foi subtraído por meio do golpe chamado “falso auxílio”, que ocorre quando os investigados utilizam de aparatos para reter o cartão das vítimas nos caixas 24 horas. Em seguida, fingindo também serem vítimas, oferecem auxílio para o contato por telefone com outro membro do grupo criminoso que, passando-se por funcionário da instituição financeira, ludibria a vítima e obtém informações bancárias para a realização dos saques e compras pela internet.
Com o avanço das investigações foi comprovado que os investigados praticaram diversos crimes com o mesmo modo de ação, em outros Estados da federação. Os investigados são reincidentes neste tipo de golpe, inclusive já tendo sido presos no Piauí e Maranhão, não só pelo crime de estelionato por meio de fraude eletrônica (também direcionado a vítima idosa), como pelo crime de furto qualificado por meio de arrombamento de caixa eletrônico, informou a Polícia Civil.
Um dos mecanismos que auxiliaram as investigações na delegacia de estelionatos de Cuiabá foi o reconhecimento facial dos criminosos por meio do sistema Vinculum da Polícia Civil de Mato Grosso, que proporcionou a identificação de todos para o levantamento das informações.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.