A Assembleia Legislativa aprovou, em primeira votação, a instalação obrigatória, em Mato Grosso, de câmeras de vigilância nas áreas externas de todos os estabelecimentos bancários e similares. A decisão aconteceu poucas semanas após a divulgação de que a Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) registrou, somente neste ano, 12 ocorrências de roubos a bancos no Estado – a maioria em Cuiabá. A decisão pelo uso das câmeras consta em projeto de lei do deputado Wagner Ramos (PSD).
“A vigilância é muito útil para governos e outras instituições na aplicação da lei, na manutenção da fiscalização e controle social, e na segurança. Esse é um conjunto importante para que possamos ampliar e fortalecer a capacidade de monitoramento e reconhecimento de ameaças, além de impedir e investigar atividades criminosas”, afirmou Wagner.
De acordo com o projeto, os sistemas de vigilância estão cada vez mais em uso, com implantação simples e de baixo custo, apenas com uso de computador pessoal, placa de captura de vídeo e algumas câmeras. O sistema permite, inclusive pela Internet, a visualização das imagens filmadas.