Valdir Barranco (PT) deve assumir a cadeira na Assembleia Legislativa apenas na próxima semana. Na última sexta-feira, o corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em substituição, desembargador Pedro Sakamoto, determinou à Secretaria Judiciária que publicasse edital para a retotalização dos votos.
O objetivo do edital é dar publicidade da decisão com, pelo menos, 48 horas de antecedência para dar ciência a todos os envolvidos. Na decisão, entretanto, não havia data para tal. A Secretaria Judiciária devolveu o processo, hoje, para o desembargador Luiz Ferreira da Silva, para que assim o fizesse. Ele marcou para a sessão plenária a próxima segunda-feira (12).
Na semana passada, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, deferiu o registro de candidatura do petista. Como a legislação diz que, ainda que haja uma decisão do TSE nesse sentido, toda retotalização precisa passar pelo Pleno, no dia 12 o Pleno apreciará a proposta de reprocessamento da eleição estadual de 2014.
Na mesma data será a retotalização, logo após a sessão plenária. Em seguida o TRE comunica a AL. Barranco ocupará a vaga de Pery Taborelli (PSC).