O juiz titular da 46ª Zona Eleitoral em Rondonópolis, Wanderlei José dos Reis, ministrou, esta manhã, palestra a policiais federais, civis e militares de Rondonópolis e região, sobre a atuação das polícias e situações de flagrância delitiva nos principais crimes eleitorais.
A palestra, com duração de duas horas, teve como base as normas gerais das eleições deste ano. O objetivo é coibir a prática de corrupção eleitoral e de boca de urna e familiarizar os policiais com a temática eleitoral, já que não é matéria vista diariamente por eles.
O evento se deu no auditório de um colégio e contou com a presença de mais de 400 policiais entre oficiais, praças, delegados, escrivães e investigadores. O juiz, que é mestre, doutor e pós-doutor em Direito, abordou todas as fases do processo eleitoral com os crimes mais comuns em cada uma delas e demonstrou sua preocupação no combate à corrupção eleitoral e ao crime de boca de urna, os mais frequentes em todas as eleições.
Ele explicou ainda como se darão os trabalhos eleitorais em Rondonópolis, sobretudo na véspera e no dia das eleições. O magistrado conclamou a todos para estarem vigilantes e atuantes em suas funções de coibir qualquer tentativa de abuso de poder político ou econômico, que possa provocar a desigualdade entre os candidatos.
"Sabido que a polícia não tem tanto contato com crimes eleitorais, que são sazonais, se verificando só em épocas de eleições. Por isso é importante dedicar essa atenção aos policiais que trabalharão conosco nessas eleições municipais, orientando-os de como se caracterizam os principais crimes eleitorais", observou o juiz eleitoral.
O município conta hoje com 145.044 eleitores, o terceiro maior eleitorado do Estado, distribuídos entre quatro Zonas Eleitorais. Serão 74 locais de votação em Rondonópolis e 486 seções eleitorais, onde serão mobilizados mais de dois mil mesários e colaboradores nas eleições.