PUBLICIDADE

Propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão inicia hoje

PUBLICIDADE

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão terá início hoje e segue até o dia 29 de setembro. Em caso de segundo turno, o horário eleitoral gratuito começará a ser veiculado 48 horas após a proclamação provisória dos resultados e terminará no dia 28 de outubro. 

O tempo disponível para o horário eleitoral gratuito em bloco será de 20 minutos, de segunda a sábado, exclusivamente para o cargo de prefeito. No rádio serão dois blocos de 10 minutos, das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão a propaganda eleitoral será veiculada das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40 (todos no horário de Brasília).

Já para as inserções, o tempo disponível será de 70 minutos diários, de segunda a domingo. As inserções terão duração de 30 ou 60 segundos e serão veiculadas entre 5h e 24 horas (horário de Brasília). Do total de tempo disponível, 42 minutos serão utilizados pelos candidatos ao cargo de prefeito e 28 minutos aos candidatos ao cargo de vereador.

Na divisão do tempo foi observado o seguinte critério: 90% foram distribuídos proporcionalmente ao número de representantes que o partido possui na Câmara dos Deputados; e 10% foram distribuídos igualitariamente.

Não haverá censura prévia do conteúdo da propaganda, cuja responsabilidade é do candidato, partido político e coligação. Terão direito ao benefício todos os candidatos, mesmo que seu Requerimento de Registro de Candidatura (RRC) esteja sendo questionado judicialmente ou que ainda não tenha sido apreciado pelo magistrado – neste caso, tem que ter sido protocolado no prazo legal.

Para as eleições deste ano, haverá algumas modificações no horário eleitoral gratuito, trazidas pela Lei 13.165/2015 (reforma eleitoral). Entre as modificações estão: a redução de 45 para 35 dias; a propaganda em blocos será utilizada exclusivamente pelos candidatos ao cargo de prefeito (antes incluía vereadores); os candidatos a vereador poderão ter acesso às inserções; o tempo disponível para a propaganda em bloco reduziu de dois períodos diários de 30 para 10 minutos. Já as inserções tiveram aumento de 30 para 70 minutos diários.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE