A prefeitura definiu dispensa de licitação no fornecimento de material didático proveniente da plataforma educativa “SIM”, que serão utilizados com 2,2 mil alunos da educação infantil e ensino fundamental nas series iniciais (1º ao 5º anos) da rede municipal em Matupá (200 quilômetros de Sinop). Os livros deverão desenvolver habilidades e competências dos discentes com base em conteúdos alinhados a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
O processo foi na semana passada e investidos R$ 1 milhão. Conforme detalhamento no edital, ainda serão disponibilizados materiais de apoio a professores para aplicação do ensino, serviços de consultoria educacional e pedagógica no total de 52 horas, consultoria em gestão pública de educação, cursos de profissionalização aos educadores, formação continuada, avaliação e diagnóstico pedagógico e acesso a espaço virtual.
Os recursos são, segundo a gestão, “focados na preparação para as provas do SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), visando aumentar o índice de desenvolvimento dos alunos”, “os professores contarão com suporte de equipe especializada, com o objetivo de alcançar bons resultados no ideb da educação do nosso município”. O início previsto para as atividades de apoio do sistema não foram detalhadas.