PUBLICIDADE

TCE recomenda que câmara no Nortão evite novas irregularidades na concessão de diárias

PUBLICIDADE

O Tribunal de Contas do Estado recomendou à atual gestão da Câmara de Santa Carmem que evite novas irregularidades na concessão de diárias e que ordene o pagamento do benefício somente em razão de fato gerador realmente ocorrido e comprovado. A decisão é resultado do julgamento de uma Representação de Natureza Externa (RNE) contra irregularidade grave cometida pela presidente da câmara, Maria Mirdes Pich. Enquanto ordenadora de despesas, a presidente concedeu a si própria diárias em quantidade superior às de outros vereadores para a presença no mesmo evento, por igual período, em três ocasiões.

Em sua defesa, a gestora reconheceu o recebimento indevido dos valores e devolveu, com recursos próprios, o valor recebido aos cofres públicos. Ela encaminhou o comprovante de devolução ao TCE, assim como a prestação de contas do dinheiro gasto, e alegou que não teve intenção de causar dano ao erário.

Por ter comprovado a irregularidade e ainda ter prestado conta das diárias em desacordo com a Súmula nº 10, do Tribunal de Contas, a Secretaria de Controle Externo (Secex) opinou pela manutenção da irregularidade e sugeriu aplicação de multa à gestora. O mesmo entendimento teve o Ministério Público de Contas, cujo parecer foi pela manutenção da irregularidade e aplicação de multa.

O relator do processo, conselheiro substituto Moisés Maciel, no entanto, acolheu em parte parecer do Ministério Público de Contas e votou pela procedência parcial da RNE em desfavor da Prefeitura de Santa Carmem, sob a responsabilidade da gestora Maria Mirdes Pich.

A informação é da assessoria de imprensa do Tribunal de Contas do Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE