Alunos de cinco escolas públicas de Cuiabá e Várzea Grande receberam uma aula diferente na manhã desta segunda-feira, 15 de agosto: eles acompanharam o registro de candidatos a prefeito da Capital de Mato Grosso e ouviram explicações da chefe do cartório da 55ª Zona Eleitoral, Andréia da Silva Noronha, sobre os direitos políticos e a cota feminina nas eleições.
Participaram da visita ao prédio do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso alunos e professores das escolas Antônio Epaminondas, Leônidas Antero de Matos, André Luiz da Silva Reis, Deputado Salim Nadaf e Dunga Rodrigues, sendo as duas últimas de Várzea Grande.
Durante o encontro, organizado pela Escola Judiciária Eleitoral, os alunos receberam uma aula sobre as regras e exigências legais para o registro de candidaturas. "Os partidos ainda têm dificuldades em preencher a cota feminina de candidaturas. Cabe a nós, mulheres, mudar essa diferença e exigir mais participação no cenário político", disse a servidora Andréia Noronha.
Além de aprender sobre o procedimento do registro de candidaturas, os jovens estudantes assistiram a uma aula, ministrada pelo servidor Nilson Fernando Gomes Bezerra, sobre a Lei da Ficha Limpa, prestação de contas de campanhas eleitorais, filiação partidária e requisitos para se tornar um candidato. Ainda no encontro, os alunos e professores puderam visualizar a divulgação de candidaturas já disponibilizadas no portal do TRE-MT.
Irene Regina Teixeira, de 15 anos, cursa o 1º ano do ensino médio na escola Leônidas Antero de Matos. Para ela, o encontro foi uma oportunidade de aprender mais sobre os direitos políticos e demais assuntos do período eleitoral. "Achei a visita muito produtiva, pois aprendi sobre os assuntos relacionados às eleições. Eu acredito que foi uma lição. Vou levar o que eu aprendi aqui para minha família e amigos", afirmou.
Luís Henrique Gonçalves, 15 anos, e Yan Golveia Andrade, 17 anos, são estudantes da escola Antônio Epaminondas. Segundo os alunos, a visita foi interessante já que todos chegaram sem conhecimento acerca do registro dos candidatos e saíram totalmente esclarecidos sobre os demais procedimentos feitos antes das eleições municipais.
Ainda neste ano, todas as cinco escolas escolhidas para participarem do programa Voto Consciente realizarão Visitas Guiadas no TRE-MT e Eleições nas Escolas. Durante as eleições não oficiais nas escolas, os alunos formam grupos para representarem políticas públicas. O grupo que ganhar as eleições promoverá as mudanças necessárias dentro da comunidade escolar, com o auxílio dos demais estudantes.