O PP acaba de homologar a candidatura do vereador Dalton Martini a prefeito de Sinop. A convenção foi na câmara municipal. Ele tem apoio do PDT, Solidariedade – PT do B – PRTB – Rede- PSL – PRB – PHS. A escolha do vice será nesta 5ª feira. O nome não foi antecipado. É um empresário que é novato na política, de um dos partidos coligados. Agora, Sinop tem confirmadas 3 candidaturas a prefeito – Dalton, Rosana Martinelli (PR) e Roberto Dorner (PSD). Dalton disse que a decisão de deixar para amanhã a escolha é para não se precipitar e que o nome escolhido "vai fortalecer muito nossa chapa".
"Nossa campanha é de propostas. Temos dois lados políticos e somos a via alternativa. Não vamos entrar na briga de A ou B e vamos mostrar o que podemos fazer por Sinop", que na sua avaliação, "tem muito" por melhorar em Sinop "principalmente no aspecto da Educação onde hoje temos grande número de alunos transportados dentro do próprio município. De imediato e urgente, a questão do lixo que até hoje não se resolveu o problema (depósito irregular de resíduos que ainda não foi resolvido pela prefeitura), a dificuldade do cemitério que é preocupação urgente que tem que ser resolvida (está praticamente sem espaço para sepultamentos), a questão do aeroporto que está cambaleando e não sei como vai ficar (obras de novo terminal, pista maior, instalação de equipamentos que foram prometidas)", criticou.
Dalton Martini também criticou a falta de creches "que não foram construídas e as crianças estão fora (sem atendimento – estimativa é que mais de 1,5 mil crianças estão sem atendimentos). São inúmeros os desafios que teremos pela frente", declarou, em entrevista coletiva.
Dalton disse que poderia ter mais partidos em sua coligação, mas "deputados federais estão tentando tirar pessoas da nossa composição e isso fez com que o PSC fosse e voltasse e temos, inclusive, partidos que estavam em nossa coligação e foram retirados, destituídas até suas executivas em virtude de determinação da capital", expôs, sem mencionar nomes. O PSC voltou para a coligação Sinop pode mais, do candidato Roberto Dorner (PSD).
A coligação deve ter 62 candidatos a vereador. Antes da confirmação da candidatura, teve seu apoio disputado pelos dois adversários – Rosana e Dorner. Ele conta com o apoio do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, do ex-prefeito Adenir Barbosa, do ex-secretário estadual de Saúde, Mauri Rodrigues de Lima, dentre outras lideranças.
Dalton está concluindo terceiro mandato de vereador e, por duas vezes, foi presidente da câmara municipal (a última delas no biênio passado).
(Atualizada às 08:28h em 4/8)