sábado, 7/setembro/2024
PUBLICIDADE

Central com mais de 100 câmeras de segurança em Nova Mutum deve entrar em funcionamento mês que vem

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: assessoria)

O diretor do departamento de Segurança e Trânsito de Nova Mutum, Luiz Carlos Gonçalves, informou, ao Só Notícias que a instalação da central de videomonitoramento, em parceira com o projeto “Vigia Mais MT” do governo estadual, deve ser concluída em poucos dias. Somente a infraestrutura de aparelhos adquiridos pela gestão e Estado somam mais de R$ 1 milhão em investimentos.

A sala de monitoramento consiste em “vários televisores de 50 polegadas e toda uma aparelhagem responsável por receber e armazenar as imagens”, “esse sistema é linkado com o Estado e Sistema Nacional de Seguram Pública Pública, eles têm acesso a tudo”, segundo detalhado Gonçalves. A manutenção e transferência dos dados é feita através de sistemas de fibra óptica. O município deverá disponibilizar pouco mais de 40 câmeras para integrar a sala.

Já a secretaria Estadual de Segurança Pública, responsável pelo programa, deverá entregar 140 câmeras para as atividades. Entre os equipamentos estão os modelos OCR (Reconhecimento de Caractere óptico) capazes de analisar placas e monitorar veículos em tempo real, e Speed Dome, com zoom óptico para imagens em 360 graus e alcance delimitado em até 2 quilômetros.

Os aparelhos seguem sendo instaladas, conforme o diretor,  em “avenidas, ruas, praças, travessias de escolas, órgão públicos”, “as principais vias são a avenida Brasil, avenida das Gaivotas, avenida São Paulo, avenida Mutum, avenida das Araras e avenida das Arapongas”. Inicialmente, serão mobilizados três profissionais especializados para a operação da central.  

O equipe também deverá atuar de forma conjunta com o espaço de monitoramento já existente no Comando Regional da Polícia Militar, através da troca de informações. O programa visa proporcionar a integração, o acesso e a captação de imagens de vigilância e segurança eletrônica, pertencentes a entes públicos ou privados, por meio de plataforma, obtendo melhoras nos planejamentos de ações policiais, além de facilitar a análise e tomada de decisões estratégicas.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ministro diz que Mato Grosso terá nova unidade da Embrapa

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou,...

Sinop, Lucas e demais cidades são contemplados com recursos da lei Paulo Gustavo

O resultado preliminar de seleção do edital Prêmio Literatura...

Prefeitura de Lucas do Rio Verde cancela desfile cívico neste sábado

A prefeitura de Lucas do Rio Verde informou, há...
PUBLICIDADE