Sugestões feitas por cidadãos mato-grossenses foram transformadas em projetos de lei pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf (PSDB). No primeiro semestre deste ano, o parlamentar apresentou quatro proposições baseadas em demandas populares.
Os projetos estão em tramitação na Casa de Leis e envolvem as áreas de educação, meio ambiente e tecnologia. Um deles visa ainda incentivar a participação da população no processo legislativo. “É muito importante que os cidadãos participem, enviando suas sugestões ao Parlamento Estadual. Ao tomar conhecimento das demandas existentes, os deputados podem propor a criação de leis e políticas públicas que resultem, de fato, em benefícios para a população”.
Após tomar conhecimento da demanda enviada por Paula Gonçalves, o deputado apresentou um projeto de lei para que os centros e escolas de educação infantil sejam considerados serviços essenciais em Mato Grosso. Assim, as unidades não poderão paralisar suas atividades em dias de ponto facultativo.
No relato enviado ao deputado, Paula disse que ela e o marido trabalham em empresas da iniciativa privada e enfrentam dificuldades em dias de ponto facultativo, pois não têm com quem deixar o filho. “As empresas privadas dificilmente emendam os feriados, então nessas ocasiões e o meu marido temos que pensar rápido. Com quem vamos deixá-lo? Quem vai faltar serviço pra ficar com ele? É bem complicado”.
Ao ser informada sobre a apresentação da sua proposta por meio de projeto de lei, Paula comemorou a possibilidade de a norma passar a ser obrigatória em todo o estado. “Agradeço imensamente ao deputado Maluf por ter levado adiante essa ideia. Sempre que tenho tempo eu acesso o site da Assembleia para ver como andam as leis e normas. É muito bom saber que podemos participar apresentando sugestões para melhorar o nosso estado”.