Um projeto de lei tramitando na Assembleia Legislativa tem como objetivo criar o Programa de Incentivo ao Turismo Doméstico (PROTUD) em Mato Grosso. A matéria visa proporcionar à população a oportunidade de conhecer o potencial turístico dos municípios mato-grossenses.
A proposta é do deputado estadual Ondanir Bortolini, o “Nininho” (PSD), e tem como coautor o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB). O projeto foi lido em plenário, passou pela Comissão de Núcleo Ambiental e Desenvolvimento Econômico e atualmente aguarda a apreciação da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo.
Segundo o deputado Nininho, após o recesso será solicitado para que este projeto seja colocado em pauta para apreciação o mais rápido possível. Ele afirma que pensar em um programa que venha atender o turismo doméstico é demonstrar preocupação com a qualidade de vida da população. “Além de fomentar a economia, o turista doméstico vai, de fato, conhecer as belezas de Mato Grosso e a imensa diversidade da cultura e das riquezas naturais que possuímos”.
O governo do estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), em parceria com a Secretaria-Adjunta de Desenvolvimento do Turismo, já vem adotando medidas para incentivar o turismo em Mato Grosso para atrair turistas de todo o mundo. Em contraponto, os próprios mato-grossenses ainda não conhecem muitas regiões exploradas pelo segmento.
Com a regulamentação da Lei de Incentivo ao Turista Doméstico, a população será beneficiada com políticas públicas oferecidas pelo Estado por meio dos agentes de turismo cadastrados no sistema de cadastro federal (CADASTUR), regulamentado por intermédio da Lei Federal nº 11.771/2008. Segundo informações da Secretaria-Adjunta de Turismo, atualmente Mato Grosso conta com cerca de três mil agentes de turismo devidamente cadastrados.