O governador Pedro Taques (PSDB) deverá decidir no início de agosto o nome do novo secretário de Estado de Meio Ambiente, em substituição ao vice-governador Carlos Fávaro (PSD), que ocupa o cargo desde a saída da promotora de Justiça Ana Luiza Peterlini. Nos próximos dias, ele irá discutir os nomes que poderão assumir a pasta, não descartando a possibilidade de um adjunto da Sema ser alçado a esta condição.
Fávaro revela que teve uma conversa com o governador na última semana para falar do assunto. No final de maio, ele havia anunciado sua intenção em deixar o cargo, no bojo da segunda reforma administrativa da atual gestão. “Assumi uma missão, porque não era a intenção do governo substituir a secretária e conseguimos manter a pasta no rumo dos avanços, como na questão do Cadastro Ambiental Rural (CAR), mesmo com os inúmeros problemas em nível federal. Depois de não avançarmos com o Ministério do Meio Ambiente, encontramos soluções locais e estamos seguindo. Agora, vice tem papel de vice e eu acho que é o momento de substituir”.
O ainda secretário pontua que a Sema, atualmente, tem acelerado o processo de licenciamento ambiental, caminha para aperfeiçoar a fiscalização e realizou uma série de medidas no sentido de se modernizar.
“Agora, com o novo secretário, não teremos uma mudança de 180 graus, é por este rumo que vai seguir e ele não será alterado. Tenho certeza que a Sema chegará a 2018 muito melhor e que vai dar orgulho à população, cuidando do meio ambiente de trazendo a legalidade para o setor produtivo”.