sexta-feira, 20/setembro/2024
PUBLICIDADE

Fiscais do Indea destroem carga de mudas frutíferas apreendida sem documentação em Mato Grosso  

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado Mato Grosso de Água Boa (743 km de Cuiabá), com ajuda de uma denúncia anônima, apreenderam e destruíram uma carga de mudas frutíferas, ontem, no município. Segundo o Indea, o caminhão saiu de São Paulo com destino ao Mato Grosso para comercialização das plantas. O motorista do veículo foi liberado, porque na legislação, a penalidade é toda a eliminação da carga apreendida.

Na abordagem, que contou com apoio da prefeitura, foi constatado que todo o material na carroceria não tinha nenhuma documentação de sanidade vegetal, que assegurasse que as plantas estavam livres de pragas, segundo o Instituto. “Nesse tipo de caso, para preservar o nosso patrimônio fitossanitário, conforme orienta a legislação estadual, já que plantas nestas condições podem trazer pragas que aqui não existem e causar grandes prejuízos econômicos, realizamos toda a destruição da carga no aterro sanitário. Para isso foi aberta uma vala, com ajuda de uma retroescavadeira, e toda a carga de mudas frutíferas foi destruída”, detalhou o Indea.

“Orientamos a população a não recorrer ao comércio ambulante de mudas e plantas, já que eles não possuem origem comprovada e nem garantia de identidade, qualidade, sanidade e produtividade”, concluiu.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estudo aponta redução de área atingida por incêndios no Pantanal de Mato Grosso

A operação integrada de combate aos incêndios florestais resultou...

Professor do IFMT em Lucas recebe menção no “Oscar” da ciência brasileira

O professor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT),...

Princípio de incêndio em gerador é contido por trabalhadores no Nortão

As chamas causaram estragos em gerador de energia, ontem...
PUBLICIDADE