A prefeitura abriu licitação com foco na aquisição de testes psicológicos para atender as demandas do Centro Municipal de Atendimento e Apoio à Inclusão da Educação Especial (CEMAIS) que oferta suporte educacional aos alunos especiais da rede municipal de ensino, através de avaliações, monitoramento e acompanhamento, sendo vinculada à pasta de educação.
Os materiais deverão permitir a “compreensão e intervenção nas necessidades desses estudantes. Essas avaliações são projetadas para fornecer informações objetivas e cientificamente embasadas sobre o funcionamento cognitivo, emocional e comportamental dos alunos, a fim de orientar decisões educacionais e terapêuticas adequadas”, segundo detalhado pela gestão.
As testagem estão interligadas a uma variedade de instrumentos de medição e técnicas de análise direta, e também deverá abranger aspectos como as habilidades acadêmicas, sociais, interesses e preferencias vocacionais dos jovens. Já a aplicação dos exames levará em conta fatores como a idade, o nível de desenvolvimento e as características especificas do aluno.
Os testes deverão ser entregues em prazo estimado de até 30 dias. O CEMAIS dispõe de uma equipe técnica multidisciplinar especializada, composta por profissionais da área de psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, assistência social, libras e braille. A unidade também orienta escolas e professores para aprimorar os trabalhos de educação especial, realizando supervisão sistematizada e formação continuada.