A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue, está precisando de doação do tipo O negativo, para reposição do banco de estoque. A coordenadora Etiane Martins, disse hoje, ao Só Notícias, que “como tivemos pacientes que precisaram de bastante bolsas, deu uma baixada no nosso estoque do O negativo. A gente sempre está convocando doadores para ajudar a repor, a gente não estava zerado, é para controle nosso para ter em estoque caso necessário. A doação salva vidas e precisamos sempre da colaboração dos doadores para mantermos todas os tipos de sangue”.
As coletas ocorrem de segunda a sexta-feiras, das 7h às 12h, na rua das Amendoeiras, anexo ao hospital regional.
Todas as pessoas saudáveis, na faixa etária de 16 a 69 anos (menores de 18 acompanhado do responsável legal), com peso superior a 50 quilos, podem fazer a doação. O doador precisa estar descansado, alimentado (evitando alimentos gordurosos ou muito doces) e que não tenha ingerido bebida alcoólica nas 24 horas que antecedem a doação.
Homens podem doar até quatro vezes ao ano (de 2 em 2 meses) e, mulheres, até três doações (de 3 em 3 meses). Pessoas que contraíram Covid-19 também podem ser doadoras, mas segundo o ministério da Saúde, alguns critérios foram ajustados. Doadores que apresentaram doença sintomática, mesmo nos casos leves/moderados, deverão ser consideradas inaptas por um período de 10 dias após a completa recuperação (assintomáticas e sem manifestações clínicas prolongadas que contraindiquem a doação).