As obras de recuperação da travessia urbana de Vila Rica (a 1.276 km de Cuiabá) e de pavimentação de mais de 69 quilômetros da rodovia BR-158, entre o município e a divisa com o estado do Pará, foram entregues nesta quinta-feira. O evento em Vila Rica contou com a presença do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, senadores, integrantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e demais autoridades locais.
Representante do governador Pedro Taques no ato político, o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, afirmou que as obras entregues são importantes para colaborar com o desenvolvimento da região, uma vez que irá trazer mais segurança para o usuário e melhorar o escoamento da produção agrícola, e, por consequência, reduzir o custo do frente pago hoje no estado.
Importante corredor logístico do Brasil, explicou o secretário, a BR-158 é um dos principais acessos da produção de Mato Grosso para a região norte do país, onde estão localizados portos que levam as mercadorias do agronegócio mato-grossense para os principais mercados do mundo, como a China.
Os investimentos de R$ 30 milhões nas obras atendem a uma antiga reivindicação da população local, que há mais de três décadas aguardava pelo desenvolvimento da infraestrutura rodoviária do Norte do Araguaia. Estima-se que ao menos 66 mil pessoas que moram nas cidades da região, como Confresa, Vila Rica e São Felix do Araguaia, entre outras, sejam beneficiadas pelas ações.
“Obras como estas contribuem efetivamente para Mato Grosso. Em nível regional, nós também estamos fazendo a nossa parte para mudar a realidade logística do Estado, tão importantes para a balança comercial brasileira. Em um ano, concluímos mais de 554 km de estradas. E neste ano já temos mais de 130 frentes de trabalho em andamento, e vamos fazer muito mais pelo estado nos próximos anos”, declarou o secretário Marcelo Duarte.