O deputado estadual Eduardo Botelho (PSB) garante ter dez votos de deputados dos partidos PSB e PSD para disputar a presidência da Mesa Diretora da Assembleia. Com atuação na vice-presidência da Mesa, Botelho havia firmado um acordo no passado com o atual presidente, Guilherme Maluf (PSDB) para ser o próximo a comandar o parlamento, mas, este acordo foi quebrado após Maulf anunciar sua disposição para encarar a reeleição.
Botelho disse que já esteve reunido com o líder da bancada do PSD, deputado Gilmar Fabris, para que ele garanta apoio. O PSD tem seis deputados. Além de Fabris, Pedro Satélite, Nininho, Zé Domingos Fraga, Wagner Ramos e Leonardo Albuquerque.
Já o PSB, partido do próprio Botelho, tem como deputados Mauro Savi, Oscar Bezerra e Max Russi. O vice-presidente da Mesa conta que o governador Pedro Taques (PSDB) já havia dito que não irá interferir na eleição da Mesa, mas, espera que um deputado da base aliada seja eleito. "O governador falou que espera apenas que seja um deputado da base".
Ele conta que o 'bloco dos independentes' que era formado pelos deputados Sebastião Rezende (PSC), José Carlos do Pátio (SD), Wancley Carvalho (PV) e o deputado Perry Taborelli (PSC) já não existe mais.
Também é candidato, o deputado Emanuel Pinheiro (PMDB) que confidenciou ter conversado com o deputado Maluf para uma formação de uma chapa. "É um caminho natural, pois, após a notícia sobre o fim do apoio do governo ao Maluf, uma costura natural vem acontecendo".