PUBLICIDADE

Deputado propõe audiências para debater reforma administrativa do governo estadual

PUBLICIDADE

Com a finalidade de debater a perspectiva da nova reforma administrativa, quanto à política da ciência e tecnologia de Mato Grosso, o deputado Leonardo Albuquerque (PSD) requereu duas audiências publicas. Em Cáceres, a audiência está marcada para esta sexta-feira (8), às 19h, na câmara. Em Cuiabá, será realizada no dia 12 deste mês, às 14h, na Assembleia Legislativa.

Muito tem se especulado a respeito do conteúdo da nova reforma administrativa do Estado, que deverá ser encaminhada pelo Poder Executivo ao Legislativo. Dentre tais especulações, se cogita a possível extinção da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), responsável pela Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e o Fundo de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat).

Preocupados com a situação, os professores da Unemat de Cáceres procuraram o deputado, que requereu a audiência como forma de debater com os demais docentes, alunos e a sociedade científica. “Situação esta que, caso confirmado, poderá acarretar consideráveis mudanças nas atividades institucionais das universidades particulares e públicas”, disse o professor Luiz Jorge Brasilino Silva.

A professora Edna Sampaio destacou que a instituição quer entender qual o projeto que o Estado tem para o desenvolvimento de pesquisa em Mato Grosso, uma vez que, segundo ela, não houve nenhum diálogo com a instituição. “Quais as consequências que essa reforma vai trazer para a ciência e tecnologia de MT? Precisamos discutir para compreender o que o governo quer e qual a proposta, caso haja a possível extinção da Secitec, pois, nós precisamos de uma política de desenvolvimento científico, que apoie os projetos de pesquisas, a pós-graduação. Somos professores para desenvolver pesquisas, captar recursos, senão, para que nós fizemos mestrados e doutorados, se MT vai se abdicar de uma política aqui”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE