O Programa de Evolução Digital no Turismo da secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, é finalista no Prêmio Nacional do Turismo 2023, promovido pelo Ministério de Turismo. O PED Turismo concorre ao prêmio Iniciativas de Destaque, na categoria Gestão de Dados Inteligentes e Inteligência de Turismo.
“Nossa meta é fortalecer o turismo mato-grossense e essa posição de finalista é reflexo das ações que estamos realizando para que o nosso turismo cresça. Queremos atrair ainda mais turistas de fora do estado, dar visibilidade para Mato Grosso, bem como, gerar emprego e renda, por meio do turismo”, disse o secretário-adjunto de Turismo, Felipe Wellaton, através da assessoria.
O PED Turismo é uma iniciativa do Observatório de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso, desenvolvida pelo turismólogo Leandro Carvalho Lima na Secretaria Adjunta de Turismo. “A indicação é uma satisfação e o reconhecimento pelo trabalho realizado com o PED Turismo MT. Utilizamos uma ferramenta da Alemanha, e que países como Dubai, Croácia, Suíça, Áustria, Abu Dhabi, além das Associações Europeia de Hotéis e Hospitalidade Britânica, já utilizam há algum tempo, porém, criamos algo novo nesse processo, como o Índice de Desempenho Turístico. O índice contribui para medir a capacidade de interação dos locais monitorados no Programa, uma inovação nesse processo que está sendo reconhecido por isso”, afirmou o turismólogo.
O PED Turismo concorre com o Observatório de Turismo de Fortaleza, idealizado pela secretaria Municipal do Turismo de Fortaleza e com o Sistema Especialista Turísticos, da Smart Tour Brasil. Os vencedores do prêmio serão escolhidos pela pontuação final, obtida conforme os critérios do edital. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 15 de dezembro, momento em que o vencedor será anunciado.