PUBLICIDADE

Universidades em Mato Grosso ajudarão justiça eleitoral a ter mais mesários voluntários

PUBLICIDADE

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso firmou termos de cooperação – relacionados ao programa mesário voluntário, com instituições de ensino e com secretarias de municipais de Educação. A ideia é estimular os estudantes e professores a se tornarem mesários de forma espontânea. 15 instituições fecharam o acordo técnico: Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT); Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Sociedade Educacional Unifas (FASIP); Universidade de Cuiabá (UNIC); Iuni Educacional (UNIC Industrial); Unic Educacional Aeroporto; Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT); Faculdades Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas (ICE); Faculdade de Ciências e de Administração do Vale do Juruema (AJES); Unic Educacional Tangará da Serra; Faculdade de Educação de Tangará da Serra (FAEST/UNISERRA); Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia – (Facisa/Faculdade Cathedral) – unidade Barra do Garças; Associação Barragarcense de Educação e Cultura (UNIVAR); e Universidade Anhanguera – unidade Barra do Garças.

Estudantes de qualquer curso, matriculados nas instituições citadas, poderão participar do programa. Basta ser eleitor, ter acima de 18 anos e se inscrever pelo site do TRE. Os participantes receberão um certificado expedido pela Justiça Eleitoral, que valerá como atividades complementares junto à instituição de ensino.

Após a convocação, os mesários voluntários participarão de um treinamento básico, quando vão receber informações sobre o processo eleitoral, normas relacionadas às eleições e atendimento ao eleitor. Eles também aprenderão na prática a manusear as urnas eletrônicas e simularão um pleito eleitoral.

Não poderão participar do programa os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, e seu cônjuge; membros de diretórios de partidos políticos, desde que exerçam função executiva; autoridades, agentes policiais e funcionários no desempenho de funções de confiança do executivo,  funcionários do serviço eleitoral, bem como eleitores menores de 18 anos.

A informação é da assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE