A administração municipal realizou dispensa de licitação visando a compra de livros didáticos para fins de recuperação, revisão e correção de fluxo às atividades educacionais, enfraquecidas durante a pandemia de covid-19. O certame atenderá às necessidades pedagógicas anunciadas pelos professores, além de dar continuidade ao trabalho desenvolvido nas escolas com estudantes dos anos iniciais no ensino fundamental.
A coleção é composta por três cadernos (Revisão Saberes Iniciais, Revisão Saberes Alfabetização e Revisão Saberes Matemática) cada um com objetivos específicos para a recuperação dos discentes. A sua aplicação destina-se a um conjunto de aulas a serem ministradas logo ao início do ano letivo. Serão investidos R$ 105 mil em recursos próprios.
O certame avalia que a presença do coronavírus “impactou negativamente a educação brasileira. Estes abalos podem ser graves e duradouros, segundo relatório do Banco Mundial, informando que, dois a cada três alunos brasileiros, podem não aprender a ler adequadamente um texto simples aos 10 anos”.
Ainda consta no levantamento do órgão que “essas perdas correspondem a 1,3 ano de escolaridade, ou seja, o estudante teria o conhecimento de mais de uma série anterior a que é correspondente à sua idade. Com um tempo maior de escolas fechadas, a defasagem pode subir para 1,7 ano de escolaridade”.
A gestão detalha que os materiais deverão revisar e revisitar os conteúdos de forma contextualizada, através de unidades temáticas e personagens de características peculiares a idade e aos aspectos psicopedagógicos envolvidos, oportunizar o trabalho interdisciplinar ao professor e adequar-se a diferentes cenários de aplicação que favoreçam a autonomia do educador.
Data de entrega e início das programações não foi detalhada.