PUBLICIDADE

TCE promove Consciência Cidadã em Guarantã do Norte

PUBLICIDADE

Como realizar o controle social sobre os gastos públicos em áreas como saúde e educação? É possível que a população fiscalize os recursos empenhados pela gestão municipal? Estas e outras questões serão debatidas por representantes do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) junto à sociedade de Guarantã do Norte e região, na 4ª edição de 2016 – Programa Consciência Cidadã. O evento acontecerá na próxima quarta-feira (22), às 18h30, no espaço “Cerrado Centro de Eventos” e reunirá também os munícipes de Matupá, Marcelândia, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte.
 
De acordo com a secretária de Articulação e Desenvolvimento Institucional (SAI), Cassyra Vuolo, esta é uma oportunidade única que a sociedade local tem de se empoderar com as ferramentas de controle social disponibilizadas pelo Tribunal de Contas, além de tirar dúvidas sobre a atuação da instituição quanto ao julgamento das contas e as metodologias de auditoria. “O cidadão, hoje, tem de estar mais atento à sua cidade. Buscar informação é o primeiro passo e, nesse ponto, temos percebido resultados satisfatórios com a população nas ruas em 2013, 2015 e 2016, reivindicando seus direitos. O Brasil tem mudado e isso significa dizer que, enquanto cidadão, você deve participar da gestão pública e desse processo de transformação”, afirmou.
 
Existente desde 2006, o programa Consciência Cidadã busca discutir com a sociedade mecanismos que permitam ao cidadão intervir na direção dos negócios públicos do município, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração. Este ano, o TCE já realizou três edições do programa em Alta Floresta, Mirassol d'Oeste e Sinop, reunindo, ao todo, mais de 1600 participantes dentre estudantes universitários, representantes dos conselhos de políticas públicas, de associações e de clubes de serviço e comércio; sindicalistas e empresários.
 
Assim como Sinop, o programa Consciência Cidadã, em Guarantã do Norte, contará com apenas duas palestras: “O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso: o Tribunal do Cidadão”, ministrada pelo presidente do TCE, Antonio Joaquim, e o “TCE-MT fiscalizando a qualidade das políticas públicas”, de autoria do auditor da Secretaria de Apoio às Unidades Gestoras (SAUG), José Marcelo Perez. O segundo momento da solenidade será dedicado aos debates com a sociedade, buscando esclarecer dúvidas e construir conhecimento com os cidadãos.
 
As expectativas para o projeto em Guarantã do Norte são no sentido de que se repita o sucesso tal qual nos municípios anteriores. É o que afirma a secretária da SAI, Cassyra Vuolo. “Estamos com uma expectativa muito boa, pois o evento foi muito bem recebido pelos outros municípios e a sociedade tem se mostrado interessada no diálogo com o Tribunal de Contas. Este projeto está vibrando no interior do Estado porque a sociedade tem participado e vem se comprometendo com os impactos das políticas públicas em sua vida”, acredita a coordenadora do projeto.
 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE