O diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) se reuniu, neste final de semana, em Cuiabá, e uma das decisões do encontro foi o veto a alianças com partidos que fizeram oposição ao governo Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff durante os últimos 13 anos, além dos partidos que auxiliaram no afastamento de Dilma. Foram citados PMDB, PSDB, DEM, Solidariedade e PPS.
Algumas exceções serão deliberadas pelo diretório do partido. “Alianças com candidatos que saíram do PT para outras legendas só poderão ser realizadas com autorização da Executiva Estadual, após análise de exposição de motivos das instâncias municipais, recebendo tratamento específico, caso a caso”, aponta a resolução do diretório estadual.
Por outro lado, a aliança será prioritária com as agremiações políticas que se mantiveram ao lado da presidente afastada como o PDT e PCdoB. A meta do PT é a ampliação do número de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos em todo o Estado.
A reunião foi comandada pelo presidente estadual da legenda, Willian Sampaio, e teve a presença do deputado federal Ságuas Moraes.