A prefeitura de Itaúba (100 quilômetros de Sinop) vai contratar empresa na instalação e manutenção de aparelhos de monitoramento, além do fornecimento de pontos de acesso a internet (estrutura de fibra óptica) para configuração dos equipamentos em atuação ao programa “Vigia Mais MT”, da secretaria estadual de Segurança Pública. O orçamento estipulado é de R$ 431 mil.
Conforme detalhamento apresentado no edital, serão instaladas na rua Getúlio Vargas com avenida Eugênio Bedin, rua Getúlio Antônio Galeli com avenida Manoel Bonfim, rua Getúlio Antônio Galeli (em frente ao Parque de Exposições), duas localidades da avenida Doutor Tancredo Neves com rua Madre Maix e rua vereador João Farina com avenida Tancredo Neves.
Também estão na listagem avenida Tiradentes com rua Vereador João Farina, duas localidades da avenida Brasil com rua Vereador João Farina, avenida Eugênio Bedin com rua das Itaúbas, rua Maria da Luz Janis, rua Nono Beck com avenida Irmãos Bedin, rua do Agricultor, avenida da Saúde com 13 de Maio, avenida 13 de Maio com Aeroporto e avenida Tirandentes com rua FCO Carrara.
Serão realizados serviços como a implementação de abraçadeiras, cabos de rede, caixas herméticas, eletrodutos, conectores de emenda, conversores, filtros de linha, fontes, pórticos, conectores ópticos, câmeras 3260 e OCR, entre outros aparatos, montagem de central de monitoramento em unidades de segurança locais.
O governo do Estado criou o programa para reforçar a segurança pública e agilizar ações de investigação policial com captação de imagens de vigilância e segurança eletrônica. Até julho, foram assinados termos de cooperação com mais de 100 municípios para a instalação das câmeras de vídeo monitoramento.