PUBLICIDADE

Sinop: presidente do TCE diz que lava jato é exemplo de combate à corrupção

PUBLICIDADE

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Antonio Joaquim, fez, há pouco, a palestra de abertura do programa Consciência Cidadã, no centro de eventos Dante de Oliveira, em Sinop. Ele explicou as ações de controle, orientação, fiscalização dos gastos públicos dos órgãos municipais e estaduais bem como as punições aplicadas aos que cometem irregularidades.

Joaquim iniciou reforçando a participação maior dos mato-grossenses na política. "O ato de provocação e debate é um momento muito rico para a sociedade e que os desafios do cidadão contemporâneo são superar o analfabetismo político, a indiferença e a apatia. Ele citou como democracia mais arejada as manifestações em 1985 da emenda diretas já ( para população votar para presidente), anos depois com os caras pintadas (no impeachment de Collor ) e, recentemente, nas manifestações populares em vários Estados contra corrupção".

Antônio Joaquim considerou que as operações Lava Jato e Mensalão são exemplos de mudanças no país. “Boa notícia ( as ações da Polícia Federal, Ministério Público e Justiça com as prisões de políticos, executivos e lobistas envolvidos em escândalos bilionários de corrupção da Petrobras e empreiteiras ). Ninguém imaginava que grandes empresários (envolvidos em corrupção) fossem presos.  Juntos, órgãos de controle, polícia, promotorias, judiciário é imprensa livre teremos país melhor. Precisamos de um mutirão para melhorar esse país. Não existe um salvador da pátria".

Ele também orientou a população para fiscalizar a aplicação dos recursos públicos em seus municípios. "Se as prefeituras não cumprirem a Lei da Transparência vocês devem denunciar ao TCE através das ouvidorias. Temos que fortalecer a melhoria na qualidade de gestão para que a escola, posto de saúde e a gestão pública de forma geral melhorem. Combater corrupção não é desperdício é dever".

O conselho Luiz Henrique Lima, a vice-prefeita Rosana Marinelli, o presidente da câmara, Mauro Garcia, o deputado Silvano Amaral, o vereador Julio Dias e o presidente a OAB Sinop, Felipe Guerra, o presidente da CDL, Marcio Kirebich também participaram da solenidade de abertura do programa consciência cidadã que prossegue, nesta quinta-feira, com participação de representantes de câmaras, prefeituras e entidades de diversas cidades do Nortão. Hoje, técnicos orientaram presidentes de câmaras e vereadores sobre orçamentos dos municípios. Nesta quinta e sextas-feiras o programa Consiencia Cidadã abordará diversos temas da gestão pública, na câmara sinopense e é aberto a todos os moradores.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE