A Polícia Federal deflagrou, hoje, a décima nona fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que incitaram, participaram e fomentaram os atos do dia 8 de janeiro, em Brasília, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos.
São cinco mandados de prisões preventivas e 13 mandados de buscas e apreensões, expedidos pelo STF. Em Mato Grosso são nove buscas e apreensões, sendo quatro em Cuiabá, um em Sinop, Sorriso, Chapada dos Guimarães, Tangará e Cáceres. Há mandados também em Santos (SP), Gonçalo (RJ) e Brasília.
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e crimes da lei de terrorismo.
As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais cumpridos, informou a PF, através da assessoria.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.