PUBLICIDADE

Presidente de CPI nega pedido para ouvir dono de frigorífico ‘por escrito’

PUBLICIDADE

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Sonegação Fiscal, deputado José Carlos do Pátio (SD), negou o pedido feito pela defesa do proprietário da JBS, Wesley Batista, que pretendia que as explicações do empresário fossem feitas por escrito. A oitiva dele está marcada para o dia 7 de junho.

Segundo o parlamentar, a presença do empresário é essencial para que sejam confrontados todos os indícios de sonegação de impostos, supostamente cometidos pela JBS, que é investigada pelo uso indevido de incentivos fiscais, concedidos pelo Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic). “Queremos que ele responda todas as perguntas para tirarmos as dúvidas a respeito das investigações que a CPI vem fazendo”.

Zé do Pátio também destacou que, se Wesley Batista faltar à reunião, poderá pedir a sua condução coercitiva. “Ele (Wesley) faltou às oitivas marcadas nos meses de abril e maio. Em uma delas, a sua defesa nos informou que o empresário não compareceu porque estava cumprindo ‘agenda’ em outros países da Europa e Ásia. Até entendemos, mas, desta vez, não vamos admitir uma nova falta”.

Por fim, o parlamentar lembrou que, em abril, negou outro pedido da defesa de Wesley, onde o documento determinava que a oitiva fosse realizada a portas fechadas. Sobre isso, Zé do Pátio explicou que até poderia acatar o requerimento, mas a decisão teria que ser feita durante a reunião, com consentimento dos demais membros da CPI.

A convocação de Wesley Batista aconteceu após os membros da CPI ouvirem o diretor de tributos da JBS, Valdir Boni, em fevereiro deste ano. Sendo que, na respectiva oitiva, o depoente não prestou os esclarecimentos necessários que a comissão pretendia. Além disso, Zé do Pátio afirmou que Boni entrou em contradição várias vezes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE