A peça com os humoristas Tchó e Béppi será apresentada em escolas públicas na região, de forma gratuita. O projeto é da secretaria estadual de Cultura e Lazer de Mato Grosso, por meio da Ação Cultural e a primeira apresentação é em Sorriso na terça-feira (24), na escola municipal Valter Leite Pereira. Na quinta-feira será na escola Jurandir Liberino de Mesquita, em Sinop, dia 31 na escola Estadual André Antônio Maggi, em Colíder, dia 7 de novembro em Matupá na escola municipal Cecília Meireles. Guarantã do Norte encerra a programação, dia 8, na escola estadual André Antônio Maggi.
O objetivo central é utilizar o teatro como ferramenta pedagógica no processo de conscientizar e incentivar as crianças para novos hábitos e cuidados com o meio no qual estão inseridos, despertando atitudes e cuidados com o lixo, coleta seletiva e prevenção ao mosquito da dengue. A encenação fica por conta dos personagens Tchó e Béppi, dois colonos bem atrapalhados que passam por diversas situações relacionadas à importância do descarte correto do lixo, cuidados com a água e a prevenção e combate ao mosquito da dengue.
O roteiro e peça são divididos entre os atores e diretores, intérpretes dos personagens, Fabiano Mezzacasa e Luciano Vendrame. Há 18 anos a dupla humorística se apresenta em Mato Grosso e demais Estados, tem afinidade com as crianças e pretende contribuir com o desenvolvimento dos futuros cidadãos, informa a assessoria.
“A gente já fez trabalhos semelhantes em outras escolas e é muito legal quando os pais nos procuram para contar que a gurizada chega em casa mandando fechar a torneira, procurando tirar sacolas plásticas do quintal e falando que o lixo tem que ser separado. Isso fica na cabeça deles e desta forma, penso que ajudamos a melhorar a sociedade”, destaca Fábio Mezzacasa, o Béppi.