O governador Pedro Taques anunciou, ontem à noite, que o Executivo solicitou uma reunião para a próxima semana com os chefes dos Poderes Legislativo e Judiciário, Tribunal de Contas, Ministério Público Estadual e Defensoria Pública para discutir as finanças do Estado. No centro da pauta está o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA).
A reunião com os poderes deve ocorrer entre a próxima segunda (23) e terça-feira (24). Novamente o governo apresentará os números da arrecadação estadual que foi fortemente afetada pela crise nacional. Taques conversou nesta sexta-feira com os presidentes dos órgãos constituídos e da Assembleia Legislativa, só não conseguiu contato com o presidente do Tribunal de Justiça que está em viagem.
O governador reforçou a necessidade de diálogo e entendimento entre todos os poderes, visto que todos juntos formam o Estado de Mato Grosso e todos dependem da mesma fonte de arrecadação. Segundo o governador, o pagamento da RGA aos servidores do Executivo teria impacto de R$ 628 milhões ainda neste ano. Com os ganhos já concedidos em leis aos servidores, a folha de 2016 seria impactada em R$ 1,2 bilhão.
Segundo o governador, a decisão de não conceder a RGA pode ser alterada ao longo do ano. Para isso, a equipe econômica fará reunião mensal com os sindicatos para apresentar os números e fazer possíveis propostas.
Lembrando que a atual gestão já fez 102 reuniões com os sindicatos que representam os mais de 100 mil servidores do Estado, o governador avaliou que este não é um momento de greve, mas de diálogo e união de forças para superar esta crise enfrentada pelo país.