PUBLICIDADE

Ministro do STJ não solta Silval, seu filho e ex-secretário acusados de corrupção

PUBLICIDADE

O ministro Antônio Saldanha Palheiro, do Superior Tribunal de Justiça negou, esta tarde, habeas corpus para o ex-governador Silval Barbosa (PMDB) e seu filho Rodrigo  ambos presos no Centro de Custódia da Capital, acusados integrarem uma quadrilha que cobrava propina de empresários que mantinham contratos com o Estado. Ele também negou liberdade ao ex-secretário chefe da Casa Civil, Pedro Nadaf.

Rodrigo Barbosa aguardava a apreciação do habeas corpus desde o dia 3 de maio, quando contestou uma decisão proferida pelo desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Alberto Ferreira de Souza, que negou a liminar em habeas corpus. A justiça estadual já aceitou a denúncia oferecida pelo Ministério Público contra Silval, o filho e mais 15 pessoas que são processaodas por lavagem de dinheiro, concussão, extorsão, tentativa de fraude à licitação, corrupção ativa e passiva, fraude processual e organização criminosa.

Consta na peça acusatória que Rodrigo Barbosa tinha como tarefa “identificar aliados e ‘fonte de receita’ para o grupo criminoso e arrecadar a parte da vantagem indevida que cabia a Silval Barbosa”. Conforme o MPE, o médico recebeu propina de 85% do montante de R$ 510 mil pago pelo empresário Júlio Minori Tisuji, dono da empresa Web Tech Softwares, que tinha contrato com o Estado.

Silval é apontado como o chefe da quadrilha e Nadaf, segundo a defesa também ocupava importante papel dentro da organização criminosa. As investigações da 3ª fase da Sodoma apontam que o grupo recebeu R$ 17,5 milhões em propina empresa Consignum, de propriedade do empresário  Willians Paulo Mischur, delator do esquema depois de ter sido preso na 2ª fase da operação.

Silval e Nadaf estão presos desde setembro de 2015 quando a Polícia Civil por meio da Delegacia Fazendária (Defaz) deflagrou a 1ª fase da Operação Sodoma. Rodrigo foi preso na 3ª fase da Sodoma, em  25 de abril.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE