PUBLICIDADE

Secretaria estadual vai rescindir contratos das trincheiras Verdão e Santa Rosa em Cuiabá

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado das Cidades (Secid) já deu início ao processo de rescisão contratual com as duas empresas responsáveis pelas obras das trincheiras Santa Rosa e Verdão/Santa Isabel. O procedimento foi definido pelo secretário Eduardo Chiletto devido ao descumprimento dos cronogramas e dos Termos de Ajustamento de Gestão (TAGs) assinados com o Tribunal de Contas do Estado (TCE). Além destes apontamentos, há ainda irregularidades administrativas e jurídicas em ambos os contratos.

De acordo com a secretaria adjunta de Obras da Baixada Cuiabana, responsável pelas obras da Copa do Mundo, uma das empresas conta atualmente com pendências em relação à garantia contratual, além de não contar com certidões de regularidade fiscal, tributária e trabalhista. As inconformidades interferem na realização dos pagamentos das medições ainda pendentes, como também no cumprimento adequado do TAG.

"Antes de iniciarmos o processo de rescisão contratual foram feitas inúmeras reuniões com ambas empresas, além de notificações e aplicações de multas. A população não pode ser penalizada pela irresponsabilidade e falta de compromisso das construtoras. Foram firmados Termos de Ajustamento de Gestão, que definiram claramente as obrigações das partes integrantes. Como estes não estão sendo cumpridos, o Estado está tomando as medidas administrativas adequadas".

Em relação a empresa responsável pela Trincheira Verdão/Santa Isabel, ela não conta com saldo financeiro para receber do Estado. Além disso, o cronograma em execução, e também repactuado pelo TAG, prevê a realização de serviços na obra, ou seja, inconsistências que devem ser regularizadas pela empresa junto à obra já executada anteriormente. Tais ações não contabilizam valores a serem pagos pelo Estado em medições futuras. Outro apontamento feito pela equipe de fiscalização da Secid é o atraso no cumprimento dos prazos previstos no atual cronograma de obras.

As trincheiras Santa Rosa e Verdão/Santa Isabel fazem parte do pacote de obras previsto para a Copa do Mundo de 2014. A atual gestão, que recebeu os contratos com inúmeras pendências e não finalizados, firmou 22 Termos de Ajustamento de Gestão com o TCE para a finalização adequada das respectivas obras. Do total de TAGs assinados, três já foram concluídos. São eles: retaludamento do Morro do Despraiado e as duplicações da Estrada da Guarita e Rodovia Mário Andreazza.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE