PUBLICIDADE

Começa sessão para julgar impeachment de Dilma; senadores de MT estão inscritos para falar

PUBLICIDADE

Os três senadores de Mato Grosso, José Medeiros (PSD), Wellington Fagundes (PR) e Blairo Maggi (PR), se inscreveram para discursar durante a sessão de votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), que começou com uma hora de atraso. Houve várias questões de ordens apresentadas por senadores governistas, pedindo adiamento da sessão e alegando que a presidente não cometeu crime de responsabilidade, mas os pedidos foram negadas pelo presidente Renan Calheiros.

A senadora gaúcha Ana Amélia foi a primeira a discursar. Sessenta e oito parlamentares da casa estão inscritos para falar antes da votação. Medeiros será o segundo a falar, Fagundes será o 53º e Maggi, o 58º. A previsão é que a sessão termine por volta das 22hs.

Cada senador terá 15 minutos para seu discurso. Desta forma, somente esta parte antes da votação do processo deverá durar cerca de 17 horas.

De acordo com informações da assessoria de imprensa do Senado Federal, a sessão de hoje está dividida em três blocos. Começará às 9h e vai até às 12h. Em seguida, das 13h às 18h; e das 19h até o termino da votação. Os horários são de Brasília.

Caso os senadores aprovem o processo de cassação, a Dilma Rousseff deverá ser afastada por 180 dias. O quórum mínimo para votação é de 41 dos 81 senadores (maioria absoluta). Para que o parecer seja aprovado, é necessário o voto da maioria simples dos senadores presentes – metade mais um. O presidente do Senado só vota em caso de empate.

Com o afastamento da presidente, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) assume o comando do governo.

(Atualizada às 11h05)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE