O setor industrial de Mato Grosso se destacou nacionalmente com o terceiro maior crescimento registrado em agosto, de 8,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado, mais recente balanço consolidado na Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional (PIM-PF) e analisado pelo Observatório da Indústria de Mato Grosso.
O setor industrial assinalou 0,5% de avanço, com dez locais acima da média nacional, liderados pelo Rio Grande do Norte (49,8%) e Espírito Santo (26,3%), Goiás (5,6%), Rio de Janeiro (3,9%), Pernambuco (2,7%), Amazonas (2,7%), Rio Grande do Sul (0,9%), São Paulo (0,9%), Minas Gerais (0,7%) e Santa Catarina (0,2%).
De acordo com análise do observatório, o desempenho da indústria mato-grossense foi graças ao crescimento dos setores de produtos químicos (10,9%), produtos alimentícios (10,5%), refino e biocombustível (6,0%), madeira (2,0%) e bebidas (0,6%). O setor de minerais não-metálicos (-0,2%), no entanto, foi o único que apresentou desempenho negativo.
Mato Grosso acumulou aumento de 4,9% nos últimos 12 meses e de 3,4% no acumulado desse ano na comparação com os primeiros oito meses de 2022.
O desempenho da indústria, em agosto, na comparação com julho foi de 0,6% – ocupando a sétima posição no ranking nacional, informa a assessoria da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt). Nas produções regionais, o Amazonas lidera a pesquisa com larga vantagem em relação aos demais na comparação, registrando alta de 11,5%.