As obras de construção do Rodoanel de Cuiabá e Várzea Grande seguem avançando, com a construção de um viaduto sobre a MT-010 e de uma nova ponte sobre o Rio Cuiabá. As estruturas fazem parte do primeiro lote da obra, que vai criar uma ligação entre a MT-251, a Estrada de Chapada, até a BR-163/364 em Várzea Grande, com 21,5 quilômetros de extensão.
A ponte sobre o Rio Cuiabá, localizada próximo ao encontro do Rodoanel com a Avenida Antártica, está em fase de perfuração das estacas no fundo do rio. Esta fase começou após a conclusão da construção da balsa que auxilia no serviço.
Já o viaduto construído n MT-010, a Estrada da Guia, também segue evoluindo. Além disso, as máquinas também trabalham com a limpeza e terraplanagem para a duplicação do trecho já existente do Rodoanel. Todo o trecho abrangido será em pista dupla e com pavimento de concreto.
O rodoanel será importante para desafogar o trânsito no perímetro urbano das duas maiores cidades de Mato Grosso. O objetivo da construção é tirar os veículos pesados de dentro dos municípios, possibilitando que caminhões, assim como carros, possam contornar a região metropolitana e seguir viagem com maior celeridade.
“Há mais de uma década que essa obra era falada, mas infelizmente ninguém tinha conseguido tirar do papel. É um investimento grandioso feito na baixada cuiabana, será extremamente importante para o trânsito de Cuiabá e Várzea Grande. As obras estão com frentes de trabalho robustas e esperamos que elas sejam entregues até dezembro de 2024”, afirmou o governador durante visita recente às obras.
A obra está orçada em R$ 206 milhões, com recursos estaduais e federais. A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística é a responsável pela licitação e execução das obras. O projeto ainda prevê a construção de uma trincheira no encontro do Rodoanel com a Avenida Antártica e um viaduto no encontro com a BR-163, em Várzea Grande. Também serão construídas duas passagens de nível, que funcionam como retornos, em pontos de maior movimentação.
A obra do Rodoanel foi iniciada em 2006, mas ficou paralisada por muitos anos. Ainda há a previsão de construção de um segundo trecho, ligando a Estrada de Chapada até a BR-163/364 na altura do Distrito Industrial de Cuiabá.