PUBLICIDADE

Defesa pede prisão domiciliar para desembargador em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A defesa do desembargador afastado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Evandro Stábile, impetrou na Vara de Execuções Penais, pedido de prisão domiciliar  dele,  preso desde 9 de abril, com a justificativa de instalações inadequadas no Centro de Custódia da Capital (CCC) para abrigar presos com nível superior. No documento, os advogados, José Ricardo Costa Marques Corbelino, Daniel Gustavo Pita Rodrigues e Ana Carolina Vianna Stábile, ainda solicitam que o desembargador possa ser transferido para um quartel militar, no caso, Corpo de Bombeiros.

O pedido de soltura ou de transferência foi embasado em prerrogativas exclusivas para magistrados. Alguns pontos são, "ser acolhido em prisão especial, ou sala de Estado Maior por ordem e à disposição do Tribunal de Justiça ou do órgão especial competente, quando sujeito a prisão antes do julgamento final".

O mandado de prisão foi expedido pela ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O STJ autorizou a prisão do desembargador, mediante a condenação dele a 6 anos de prisão em regime fechado por corrupção passiva e à perda do cargo, em novembro de 2015.

Ele é o primeiro preso em Mato Grosso por força dessa decisão e também o primeiro magistrado a cumprir pena por "venda de sentença". Desde 2010 o está afastado do TJMT, mas continua recebendo os salários.  A defesa já recorreu ao STJ e no Supremo Tribunal Federal (STF). Agora, espera a manifestação do Ministério Público Estadual (MPE).

Operação Asafe- A venda de sentença ocorreu, de acordo com o processo, quando o desembargador ocupou a presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso.

A corrupção no judiciário do Estado foi alvo de investigações da Polícia Federal, originando a Operação Asafe, deflagrada em 2010.

O desembargador Evandro Stábile foi condenado após interceptações telefônicas apontar que o magistrado estaria cobrado propina no valor de R$ 100 mil para manter um prefeito no cargo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE