Dom João Aparecido Bergamasco vai assumir a diocese de Primavera do Leste – Paranatinga. Ele foi nomeado, ontem, pelo papa Francisco e deixa a diocese de Corumbá (MS). Em junho do ano passado, o papa aceitou pedido de renúncia de dom Derek John Christopher Byrne, que completou 75 anos, idade na qual os bispos devem fazer seu pedido de renúncia.
Paranaense de Tuneiras D’Oeste, o novo bispo de Primavera-Paranatinga é religioso da Sociedade do Apostolado Católico (Palotino), cursou Filosofia no Instituto de Filosofia e Teologia Santa Maria, em Santa Maria (RS) de 1987 a 1988 e Teologia no mesmo instituto de 1990 a 1993. Padre Manoel fez o curso de Formador para a Vida Religiosa e Consagrada no Instituto São Tomás de Aquino, de Belo Horizonte (MG), de 2009 a 2010. Ordenado, foi enviado em missão a Rondônia onde trabalhou como vigário geral, de 1994 a 1995, na paróquia São Francisco de Assis, em Ariquemes. Foi o idealizador do Santuário Diocesano de Santo Antônio, em Iporã.
Em Cerejeiras (RO) onde permaneceu até o final de 1998, em 2001, assumiu como reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Manaus (AM), reitor do seminário São Vicente Pallotti em Palotina (PR) até o fim de 2010. No ano seguinte, assumiu a missão de ser diretor financeiro da gráfica e editora Pallotti, em Porto Alegre. Em 2012 voltou a Manaus onde exerceu vários atividades. Em dezembro de 2018, o papa Francisco o nomeou como 14º bispo para a diocese de Corumbá (MS) tendo sido ordenado em março de 2019. Dom João Aparecido Bergamasco é membro da Comissão Episcopal para a Comunhão e Partilha e também da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da CNBB.
A conferência não confirmou quando será a posse.