A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente, deflagrou esta semana, a Operação Corixo, para cumprimento de mandado de busca na região do Pantanal, município de Poconé (104 km ao sul de Cuiabá). A ordem judicial de busca foi cumprida em um pesqueiro situado em Porto Cercado, onde foi apreendida uma espingarda calibre 22 com sete munições.
O gerente do estabelecimento comercial, de 61 anos, foi conduzido até a delegacia de Poconé, ouvido e autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo de uso permitido. A Polícia Civil informou que também foram feitas abordagens, fiscalização educativa e orientativa, bem como falado sobre o início da Piracema, período de proibição da pesca devido à reprodução dos peixes, quando eles sobem as correntezas para a desova.
As investigações iniciaram alguns meses, após denúncia de pesca predatória de peixe fora da medida e uso de rede, em uma área de reserva permanente, protegida e com a função ambiental de preservar os recursos hídricos.
Conforme apurado pela Dema, no local há pessoas que não se inibem com a presença das forças de segurança pública na região, e praticam a pesca ilegal de forma reiterada.