Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado pelo jornal Folha de S. Paulo mostrou que, se as eleições para a presidência da República fossem hoje, o ex-presidente Lula e a ex-senadora Marina Silva, liderariam a corrida eleitoral, enquanto os tucanos Aécio Neves, Geraldo Alckmin e José Serra têm mostrado queda nas intenções de voto.
Em três dos quatro cenários eleitorais pesquisados, Lula e Marina estão empatados dentro da margem de erro e em apenas um o petista lidera.
No cenário de uma disputa entre Lula, Marina e o senador Aécio Neves (PSDB-MG), por exemplo, o petista tem 21%, ela possui 19% e o tucano, 17%. Aécio perdeu dez pontos desde dezembro, enquanto Lula e Marina estiveram no mesmo patamar. Alckmin, no cenário alternativo, perdeu 5 pontos, passando de 14% para 9%, enquanto Marina possui 23% e Lula tem 22%.
Entre os que apresentaram crescimento, esteve o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que passou de 4% para 8% nas intenções de voto em uma simulação com Marina, Lula e Aécio.
Com relação à rejeição eleitoral dos candidatos, Lula é o que apresenta o maior percentual, com 53% afirmando que não votaria nele de jeito nenhum. Aécio aparece em seguida com 33% e a rejeição à Marina é de 20%.
Em relação a um eventual governo Temer no caso de Dilma ser afastada, a pesquisa Datafolha mostra que apenas 16% acreditam que ele faria uma gestão ótima ou boa, mesmo índice do levantamento de março.