A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado promoverá debate sobre a construção da Rodovia Transbananal, que ligará Mato Grosso a Tocantins via Ilha do Bananal. A sugestão foi do senador José Medeiros (PSD), ao ressaltar que a via abrirá novo corredor para comercialização de bens produzidos nos dois estados, fortalecendo as exportações e também o turismo regional.
O traçado da nova estrada, s egundo o Senador, reduzirá em até mil quilômetros a distância para o escoamento da produção do Mato Grosso, Pará e Tocantins. Ele frisou empreendimento passará pela Ilha do Bananal, região que abriga o Parque Nacional do Araguaia e comunidades indígenas. Concordou ainda com a necessidade de preservação dos recursos naturais da área, manutenção de sítios arqueológicos e proteção das populações tradicionais que ali vivem. No entanto, ressaltou a necessidade de melhorar a infraestrutura viária da região e pediu urgência na execução do projeto.
Serão convidados para o debate, entre outros, o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Valter Casimiro Silveira; a presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Marilene Ramos; e o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), João Pedro Costa, segundo assessoria.