O governador Pedro Taques participou como convidado especial de um debate do Grupo de Líderes empresariais (Lide), que aconteceu hoje, em Cuiabá. Taques considerou importante o diálogo para a democracia, principalmente, em assuntos que abordam a crise econômica, política, ética e moral. Ele avaliou que eventos como os promovidos pelo Lide servem para mostrar para a sociedade brasileira que o único caminho para se transformar é por meio da participação política, debatendo o momento do país, com cada cidadão podendo se manifestar livremente.
“Eventos como este são importantes para as pessoas se manifestarem e trazer o debate sobre a iniciativa privada e sua importância para o desenvolvimento do estado, que está passando por um momento importante, de transformação”, pontou Taques, parabenizando o grupo pela iniciativa. “É importante o diálogo, a troca de ideia entre empresários das mais diversas classes, cientistas políticos, jornalistas e cidadão e o Grupo de Líderes Empresariais tem esse objetivo de debater o momento histórico da sociedade”.
O presidente do Lide em Mato Grosso, Pedro Neves, destacou que não existe mais uma diferenciação entre a personalidade política pública e privada, é uma responsabilidade social que empresários e geradores de receitas e empregos precisam construir. “É uma pauta do coletivo e social e esperamos que a sociedade participe disso para a construção de um Brasil mais justo, próspero rico. O cidadão tem que estar junto nesta distribuição de bem estar social”.
O economista Adriano Pires, que fez parte da mesa de debate, falou sobre o crescimento econômico de Mato Grosso e destacou a importância do governador Pedro Taques na discussão. “Taques vem se transformando em uma liderança nacional pelas posições que tem tomado e o Brasil está carente de lideranças. É uma alavancagem, Mato Grosso é um estado que vai ter cada vez mais importância na economia brasileira”.
O Lide é uma organização de caráter privado, formado por líderes empresariais de corporações nacionais e internacionais que promove integração entre empresas, organizações e entidades privadas, por meio de debates, fóruns e iniciativas de apoio à sustentabilidade, educação e responsabilidade social. Presente desde 2003 no Brasil e instalado em 12 países, o objetivo do grupo é debater o fortalecimento da livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social e a defesa dos princípios éticos de governança corporativa público e privado.
Participaram do comitê debatedor o governador Pedro Taques; o presidente do Lide Mato Grosso, Pedro Neves; os economistas Marcos Troyjo e Adriano Pires; o cientista político Fernando Schüler; o chairman do Lide, Luiz Fernando Furlan; e o mediador, jornalista Augusto Nunes. Estavam presentes no evento os secretários Jean Campos, de Comunicação; Gustavo Oliveira, Gabinete de Assuntos Estratégicos ; Seneri Paludo, de Desenvolvimento Econômico; Perminio Pinto, de Educação; Marco Marrafon, de Planejamento; e Paulo Taques, da Casa Civil.