PUBLICIDADE

Deputado cobra recuperação da BR-163 de Sinop ao Pará

PUBLICIDADE

O deputado Carlos Bezerra (PMDB) cobrou do governo federal, em discurso na Câmara,  a promessa de recuperação e conclusão da BR-163, no trecho que vai de Sinop a Santarém, no Pará. Ele ressaltou que o estado precário da rodovia tem obrigado os produtores de grãos do Centro-Oeste a escoarem sua produção pelos portos de Paranaguá (PR), e Santos (SP), que ficam a mais de dois mil quilômetros de distância. “A BR-163 é estratégica para o escoamento de grãos do Centro-Oeste, pois ela conduz aos terminais portuários do Arco Norte, localizados nas regiões Norte e Nordeste”.

Conforme o deputado, os produtores de Mato Grosso tinham a expectativa de que a recuperação da rodovia seria feita em caráter emergencial, sem licitação, conforme prometido pelo governo, e foram surpreendidos pelas minutas de editais para a licitação do trecho norte da BR-163, nas quais estavam previstas as obras demandadas em caráter de urgência. “Esta é uma situação gravíssima. Só a produção de soja da região este ano atingiu quase 100 milhões de toneladas, e as dificuldades logísticas enfrentadas pelos produtores têm impacto direto na competitividade das nossas commodities no exterior”, criticou.

Bezerra observou, ainda, que outra preocupação dos produtores de grãos de Mato Grosso é quanto ao valor da tarifa de pedágio prevista para a BR-163 depois da concessão. A proposta do Governo prevê tarifa de até R$ 98,10 em todo o trecho concedido, para carros de passeio. Estes são valores de janeiro de 2015, que, atualizados, chegam a R$ 110. E os caminhões pagarão ainda mais, de acordo com assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE