O curta-metragem Tereza de Bengala, do cineasta Salles Fernandes, foi uma das obras premiadas no Alternative Filme Festival, realizado em Toronto, no Canadá. A entrega da premiação internacional ocorreu no último domingo, uma semana após o curta ser oficialmente lançado no Cine Teatro de Cuiabá.
Líder quilombola, Tereza de Benguela deu visibilidade ao papel da mulher negra na história brasileira. Durante o período em que esteve à frente do Quilombo do Quariterê, situado na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia, ela liderou a resistência contra o governo escravista, além de coordenar inúmeras ações voltadas à economia e políticas de proteção aos povos negros.
Para contar cronologicamente essa trajetória foram necessários em torno de seis meses de pesquisas e preparação dos mais de 40 profissionais, todos residentes em Mato Grosso, que compuseram a equipe de produção da obra audiovisual.
“O lançamento em Cuiabá marcou um novo ciclo da produção que desde o início vem seguindo fielmente a história dessa guerreira que, por duas décadas, liderou o maior quilombo do estado”, disse Salles Fernandes, através da assessoria.