A secretaria municipal de Saúde de Rondonópolis (144 quilômetros de Cuiabá) informou hoje que está acompanhando, desde a última sexta-feira (22), um caso suspeito de meningite bacteriana em um paciente de 42 anos. O homem está atualmente internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da cidade.
Segundo a prefeitura, o caso da doença ainda não está confirmado, mas diante da suspeita, a secretaria de Saúde já deu andamento às medidas sanitárias e profiláticas necessárias. A Pasta explica que o paciente é servidor da secretaria municipal de Meio Ambiente (Semma) e entre os protocolos sanitários adotados está a sanitização total da sede do prédio da unidade, bem como a profilaxia medicamentosa das pessoas que mantiveram contato com o servidor.
Segundo a secretaria de Saúde, o paciente deu entrada na internação do Hospital Regional de Rondonópolis na última sexta-feira (22), e atualmente se encontra isolado, entubado e sedado. Os médicos apontam possível diagnóstico de meningite pneumocócica, porém a suspeita ainda aguarda confirmação.
Conforme o Ministério da Saúde, a meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. As meningites virais e bacterianas são as de maior importância para a saúde pública, considerando a magnitude de sua ocorrência e o potencial de produzir surtos.
Sendo uma doença grave e contagiosa, a meningite é capaz de provocar sequelas e até mesmo a morte. A vacinação é a forma mais eficaz de evitar infecção. Sete vacinas são recomendadas e estão disponíveis por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).