O Governo do Estado e a prefeitura de Vila Bela da Santíssima Trindade (540 km de Cuiabá) assinam na sexta-feira (18), durante a mudança simbólica da sede do Executivo para aquele município, três protocolos de intenções para melhorias no desenvolvimento econômico e turístico, com geração de emprego e renda na região. Um deles é para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal, outro para a construção de um Centro de Atendimento Empresarial (CAE) e um terceiro para a edificação de um espaço a fim de homenagear a primeira capital , o Congódromo.
Todos os projetos são desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Vila Bela será a primeira cidade a receber o Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal que, futuramente, será elaborado em todos os municípios. O objetivo é fazer um diagnóstico das potencialidades econômicas locais e elaborar uma estratégia para desenvolver políticas públicas e ações que beneficiem a economia local.
A instalação de um Centro de Atendimento Empresarial tem o objetivo de auxiliar e orientar micro e pequenos empreendedores, ajudar o empreendedor individual a sair da informalidade, indicando os caminhos para abertura de empresas, adesão à linhas de créditos e assistência técnica de como administrar os recursos e seu empreendimento.
O terceiro protocolo pretende estabelecer condições de cooperação entre o governo e a prefeitura, buscando resgatar a história da criação do Estado e do município como capital, fatos históricos, colonização, etnias, cultura e tradições.
Para tanto, o governo vai fomentar o eixo de infraestrutura urbana de apoio ao turismo e à cultura, por intermédio da criação de um espaço a fim de homenagear a primeira capital do Estado com a construção do Congódromo, por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo Sustentável (Prodestur), elaborado e gerido pela Sedec. À prefeitura caberá desenvolver eventos para valorização das tradições locais nesse espaço.
O secretário adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, também vai se reunir com o trade turístico local para definir as prioridades da região na área de infraestrutura turística, capacitação, promoção e divulgação.
Outra importante ação da pasta será a visita técnica à cachoeira dos Namorados para analisar o potencial de atratividade e a possibilidade de transformá-la em um produto turístico.
A secretaria adjunta de Empreendedorismo da pasta realizará no dia 18 um encontro com os artesãos do município para apresentar o Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) e fazer o cadastramento dos profissionais no programa. Atualmente apenas quatro artesãos de Vila Bela da Santíssima Trindade são cadastrados no PAB e já participaram de feiras de artesanato por meio do programa.