A prefeitura fará pregão eletrônico para contratar empresa especializada no fornecimento de 200 conjuntos de robótica educacional, visando expandir o atendimento técnico e pedagógico das unidades escolares (estudante dos anos iniciais e finais do ensino fundamental) sob responsabilidade da secretaria municipal de Educação. O certame será dia 26 e a vigência do contrato é prevista em 12 meses.
Consta, no documento oficial, que os materiais deverão ser entregues diretamente no almoxarifado central, com prazo estipulado em 30 dias. O foco do projeto é o desenvolvimento de atividades e habilidades relacionadas ao STEAM (uma abordagem de ensino ativo e multidisciplinar que integra as disciplinas de ciência, tecnologia, engenharia, artes, matemática, humanidades e consciência ambiental), além da robótica e criatividade.
Para os mais jovens, serão disponibilizadas até 420 peças de encaixar (fabricadas em plástico rígido e de variados formatos), placas, bases, blocos, vigas, peças estruturas, eixos, rodas e mecanismos móveis, motores angulares com sensor de rotação embutido, elementos em formato de animais ou plantas, e demais detalhados no edital
Os demais receberão dispositivos que possibilitaram a criação de robôs e automação de protótipos, placas programável com seis entradas e saídas, matriz de leds programáveis individualmente e mais. Software gratuito e intuitivo com linguagem de programação por blocos (Scratch) e escrita (Python). entre outros.
Atualmente, 13,1 mil alunos são atendidos pela rede municipal e 1,8 mil contemplados pelos projetos relacionados à robótica.