O mês de agosto foi o mais quente dos últimos 10 anos, de acordo com os dados da estação meteorológica da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop. Agosto contou também com a umidade relativa do ar média mais elevada, com 57,5%, maior valor em 10 anos.
A temperatura média diária do mês passado foi de 27,8°C. Até então, o agosto mais quente havia sido o de 2017, com média diária de 27,1°C. Esses foram os únicos anos da série histórica com médias acima dos 27°C. Já a média das temperaturas máximas em 2023 foi de 37,1°C, a primeira vez que esse número ultrapassou os 37°C em 10 de funcionamento da estação meteorológica da Embrapa.
Agosto deste ano também chamou a atenção devido às chuvas que ocorreram no fim do mês. “Em agosto ainda não se tem aquelas nuvens carregadas que cobrem grande parte do estado para uma precipitação mais generalizada. O que se tem são as chamadas “chuvas de manga”, que ocorrem em determinados pontos e variam conforme a distribuição de nuvens”, explica o pesquisador Jorge Lulu.
Ainda que baixo, o volume de chuva registrado foi o terceiro maior para agosto na série histórica. Somente choveu mais em 2016, quando a precipitação acumulada foi de 62 mm, e em 2018, com 20,8 mm.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.