PUBLICIDADE

Taques recebe detalhes do plano de ação para a melhoria do trânsito em Cuiabá

PUBLICIDADE

O governador Pedro Taques recebeu a informação do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, sobre o início das obras de requalificação do trânsito nas avenidas que foram atingidas por obras de construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Mendes também aproveitou o encontro para tratar das ações desenvolvidas em conjunto com o Governo do Estado para a melhoria da saúde na capital.

Conforme o prefeito, os trabalhos de melhoria no trânsito serão feitos nas avenidas Fernando Corrêa, Tenente-coronel Duarte (Prainha) e Historiador Rubens de Mendonça (do CPA). “Essas obras são importantes para melhorar a trafegabilidade nestas que são consideradas as três principais avenidas da cidade de Cuiabá”, afirmou Mauro Mendes.

O secretário de Estado de Cidades, Eduardo Chiletto, destacou que o Governo do Estado se preocupa desde o início da gestão com os canteiros do VLT, avaliados como muito ruim pelo gestor. “Em agosto, nós participamos de um estudo com a prefeitura para que pudéssemos montar uma parceria e iniciar um trabalho conjunto, já que o uso e ocupação do solo dependem do município e não vamos fazer como na gestão passada que errou ao executar ações sem ouvir o município”, afirmou.

Segundo Chiletto, chegou-se a um entendimento sobre a questão e então as obras serão iniciadas. “O Governo do Estado, por meio da Secid e da Sinfra, vão entrar com a parte material, trabalhando em conjunto para isso e a prefeitura entra com a mão de obra”, explicou o secretário.

Conforme o gestor, além das obras que já começam em Cuiabá, na próxima semana será dada a ordem de serviço para a requalificação do canteiro central na Avenida da FEB, em Várzea Grande. “Enquanto em Cuiabá nós temos uma parceria direta com a prefeitura, em Várzea Grande foi feita uma licitação emergencial. O importante é que, já no mês de abril, teremos uma melhoria significativa no trânsito”, disse.

Chiletto explica que as obras realizadas em Cuiabá e Vázea Grande não vão atrapalhar a retomada das obras do VLT. O contrato está judicializado e o relatório da auditoria independente está sob análise da equipe técnica do Governo do Estado e será entregue à Justiça Federal no dia 19.

“Temos que esclarecer e deixar claro que as obras não influenciam em nada a questão do VLT. Vamos fazer obras de pavimentação nas pistas e, depois que forem retomadas, no canteiro central não irá destruir o que estamos fazendo hoje. O canteiro central vai continuar da mesma forma, enquanto continuamos com o nosso plano de ação para retomar as obras o mais rapidamente possível”, concluiu. 

Saúde

Segundo assessoria, no encontro com o governador, o prefeito também tratou sobre a saúde na capital. Mauro Mendes afirmou que a obra de construção do novo Pronto-socorro da capital está dentro do cronograma. Segundo ele, já terminou o processo de fundação da obra e estão em execução os serviços de terraplanagem e drenagem profunda. Também já começou o levantamento de pilares da obra e ainda neste mês inicia o processo de concretagem.

“O cronograma está na fase prevista contratualmente. Com o término do período chuvoso eu tenho absoluta convicção que nós teremos uma maior celeridade na construção e avanço desse planejamento”, disse.

O Governo do Estado é o maior investidor da obra. A gestão está repassando R$ 50 milhões para a construção da unidade, que tem previsão de entrega para o próximo ano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE