terça-feira, 24/setembro/2024
PUBLICIDADE

Plantio de soja está liberado em Mato Grosso, confirma Indea

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso autorizou, a partir de hoje (16), o plantio da soja em Mato Grosso, para a safra 2023/2024, conforme calendário estabelecido pelo ministério da Agricultura e Pecuária. Os produtores terão até o dia 24 de dezembro para realizar a semeadura da oleaginosa.

Iniciado em junho, o período do vazio sanitário da soja encerrou ontem, após 90 dias. O período é caracterizado pela proibição da presença de plantas vivas de soja, cultivadas ou guaxas (germinação voluntária), com o objetivo de reduzir a população do fungo Phakopsora pachyrhizi e atrasar a ocorrência da ferrugem asiática na safra que se inicia.

Os efeitos diretos da ferrugem asiática na soja são o amarelecimento e o bronzeamento das folhas e sua queda prematura, impedindo a plena formação dos grãos. Quanto mais cedo ocorre a desfolha, menor é o tamanho dos grãos e menor o rendimento e qualidade do produto colhido.

Durante todo o período do vazio sanitário, o Indea esteve em campo realizando fiscalizações, a fim de verificar o cumprimento da medida fitossanitária. A um dia do término do período proibitivo haviam sido realizadas 5.708 fiscalizações.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com pouca chuva pequeno número de produtores inicia plantio de soja em MT

Os sojicultores iniciaram a semeadura da soja para a...

Aumenta cotação do boi gordo e da vaca em Mato Grosso

A cotação da vaca gorda em Mato Grosso subiu...

Cotação da soja disponível em Mato Grosso cai 1%

O preço da soja mato-grossense disponível recuou 1,09% em...
PUBLICIDADE